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Estratégias para aumentar a motivação dos funcionários sem esbarrar nas normas trabalhistas.


Segundo a Bloomberg Lìnea, a empresa digital mais influente em finanças, uma pesquisa da Gallup revelou que os custos com funcionários insatisfeitos chegam a custar cerca de US$ 1,9 trilhão anualmente para os americanos, e que esse impacto chega a US$ 8,8 trilhões se observado o mercado global. Também é possível observar a insatisfação dos colaboradores a cada atendimento realizado no escritório diariamente, mas como então é possível mudar essa realidade sem que isso signifique mais custos a empresa?.

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Após a pandemia, houve um aumento significativo no número de processos trabalhistas, e isso também se deve ao fato de que cada vez mais trabalhadores tem se sentido desmotivados. Neste artigo, discutiremos como valorizar as normas trabalhistas, e usá-las para oferecer práticas de reconhecimento, premiação e incentivo aos colaboradores.


1. Reconhecimento e Premiação de Desempenho


As empresas podem instituir programas de reconhecimento e premiação que valorizem o desempenho individual e coletivo, por exemplo:

- Bônus de Desempenho: Oferecer bônus financeiros com base em metas alcançadas.

- Premiações Não Monetárias: Viagens, prêmios, ou dias de folga adicionais.

- Certificados e Reconhecimento Público: Cerimônias ou eventos internos para reconhecer os melhores colaboradores.


2. Programas de Desenvolvimento Profissional


Investir em treinamentos e cursos que promovam o desenvolvimento de habilidades dos trabalhadores. Exemplos incluem:

- Educação Continuada: Subsidiar cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

- Treinamentos Internos: Oferecer workshops e programas de capacitação contínua.

- Mentoria: Implementar programas de mentoria para ajudar no desenvolvimento de carreira dos funcionários.


3. Ambiente de Trabalho Saudável e Seguro


Garantir que o local de trabalho esteja em conformidade com as normas de segurança e saúde ocupacional, além de que podem haver programas de Saúde Mental com suporte psicológico e programas de bem-estar mental.


4. Jornada de Trabalho Flexível


Adotar modalidades de trabalho flexíveis que se adequem às necessidades dos colaboradores e da empresa. Exemplos incluem:

- Home Office: Implementar políticas claras e estruturadas para o trabalho remoto.

- Horário Flexível: Permitir que os colaboradores escolham horários de trabalho dentro de limites pré-estabelecidos.

- Banco de Horas: Gerir horas extras através de um banco de horas, conforme permitido pela CLT.


5. Valorização da Diversidade e Inclusão


Promover a diversidade e inclusão no local de trabalho com treinamentos de sensibilização, acolhimento e muito mais.


6. Benefícios e Incentivos


Prática: Oferecer benefícios que vão além do salário básico, incentivando o bem-estar e a motivação dos colaboradores. Exemplos incluem:

- Vale-Alimentação e Vale-Refeição: Fornecer auxílio alimentação adequado.

- Plano de Saúde e Odontológico: Oferecer cobertura médica abrangente.

- Auxílio-Creche: Disponibilizar auxílio financeiro para cuidados infantis, conforme previsto no artigo 389 da CLT.


7. Feedback e Avaliação Contínua


Implementar um sistema de feedback contínuo e avaliações regulares de desempenho. Exemplos incluem:

- Reuniões de Feedback: Realizar reuniões periódicas para discutir desempenho e metas.

- Avaliações 360 Graus: Coletar feedback de diferentes níveis hierárquicos para uma visão abrangente do desempenho.

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Cada uma dessas pequenas práticas podem garantir um melhor desempenho nos lucros e resultados da sua empresa, já colaboradores que se sentem valorizados, seguros e motivados produzem melhor e mais rápido,  o que além de fortalecer sua marca, promove uma cultura organizacional positiva, e constrói  seu nome junto aos seus clientes. 


Ao considerar todas essas estratégias é essencial ressaltar o papel crucial do advogado em compliance trabalhista, haja vista que todas as sugestões expostas precisam estar alinhadas com as normas e regulamentos estabelecidos para seu negócio, servindo então como um guia para as empresas desenvolverem políticas e programas dentro da legislação, evitando desse modo litígios desnecessários, e garantindo a proteger e a reputação da marca.


Escrito por Walléria Silva | OAB GO 51.939

Referências:




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