top of page

Sua Marca como um Legado

Atualizado: 26 de abr. de 2024

Sua marca fala muito sobre você, sobre sua reputação e sobre o que você deixará no mundo. Já imaginou ter uma marca reconhecida pelo mercado como marca empregadora ?


Mas afinal, o que é uma Marca Empregadora?

Marca empregadora se refere a reputação de uma empresa como local de trabalho, ou seja, se trata da boa reputação do empregador. Ela encapsula a cultura corporativa, os valores, as práticas de gestão de pessoas e as oportunidades de desenvolvimento profissional oferecidas pela organização bem como sua capacidade de atrair, reter e motivar talentos.


ree

Para que Serve uma Marca Empregadora?

A marca empregadora desempenha diversos papéis fundamentais dentro de uma organização:


  1. Atração e retenção de Talentos: Uma marca empregadora forte atrai talentos qualificados, aumentando o nível dos candidatos para as vagas disponíveis e reduzindo os custos de recrutamento, e ainda aqueles profissionais que se identificam com a marca têm maior probabilidade de permanecer na empresa a longo prazo, reduzindo a rotatividade de pessoal e os custos associados à substituição de funcionários.

  2. Engajamento dos Colaboradores: Ao transmitir uma cultura organizacional positiva e valores alinhados com os dos funcionários, a marca empregadora ajuda a manter os colaboradores motivados e engajados, o que leva a uma melhoria na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. Isso resulta em uma experiência mais positiva para o cliente e em uma maior satisfação com a marca.

  3. Fidelidade do Cliente: Empresas com uma cultura organizacional sólida e uma equipe de colaboradores engajada tendem a oferecer um atendimento ao cliente mais personalizado e eficaz, o que garante ao cliente uma melhor experiência com o seu produto ou serviço.


Como o advogado contribui com a construção de uma Marca Empregadora? 

O advogado desempenha um papel fundamental na construção e proteção da marca empregadora de uma empresa. Suas responsabilidades incluem:


  1. Elaboração de Contratos de Trabalho e Políticas de Recursos Humanos: aqui o advogado trabalha no intuito de prevenir eventuais problemas jurídicos com o colaborador, elaborando contratos de trabalhos seguros e específicos para cada atividade, além de elaborar políticas de recursos humanos que estejam em conformidade com as leis trabalhistas e que promovam uma cultura de respeito e igualdade no ambiente de trabalho.


ree

2. Gestão de Conflitos: O advogado atua como mediador, buscando resolver os conflitos de forma justa e eficiente protegendo sempre a reputação da empresa e da marca.


3. Assessoria Trabalhista em questões de Diversidade e Inclusão: O advogado orienta a empresa em questões relacionadas à diversidade e inclusão, garantindo que as políticas e práticas de recrutamento e seleção sejam justas e equitativas.

4. Proteção da Propriedade Intelectual: O advogado também colabora com a proteção da propriedade intelectual da empresa, incluindo marcas registradas e segredos comerciais, que podem estar sob a responsabilidade de seus colaboradores.


Qual o impacto econômico na Empresa que tem uma marca empregadora?

O investimento em uma marca empregadora sólida pode resultar em benefícios financeiros significativos para a empresa, isso porque além de reduzir os custos com o recrutamento e a retenção dos funcionários uma marca empregadora pode levar a um aumento da produtividade, e da inovação dos produtos e serviços por parte dos seus colaboradores, atingindo desse modo e consequentemente na satisfação do cliente, garantindo ainda que os benefícios cedidos aos colaboradores sejam eficazes, precisos, e de acordo com a circunstância da equipe. É preciso lembrar que uma empresa que está frequentemente envolvida em litígios trabalhistas pode enfrentar vários impactos econômicos negativos.


Qual o Impacto da marca empregadora na visão do cliente?

Embora a marca empregadora seja direcionada principalmente aos colaboradores atuais e potenciais ela também influencia na percepção dos clientes em relação à empresa, transmitindo confiança e credibilidade aos clientes, principalmente porque nosso colaborador deve ser o nosso primeiro cliente.


Escrito por Walléria S. Neiva

  1. FURTADO, Marcelo. O que é marca empregadora e por que ela é importante? Blog Convenia, 06 jul. 2022. Disponível em: <https://blog.convenia.com.br/marca-empregadora/\>.

  2. Como aplicar o conceito de employer branding. Sebrae, 26 jan. 2023. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-aplicar-o-conceito-de-employer-branding,afbd37587cfe5810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=Sebrae%20nos%20estados&text=Resumindo%3A%20refere%2Dse%20ao%20que,de%20benef%C3%ADcios%2C%20entre%20outros%20aspectos\>.


bottom of page